O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus, tenente-coronel Sá Pacheco, falou em entrevista a Recôncavo FM nesta terça-feira (12) sobre as medidas tomadas pela Polícia Militar durante durante o período de pandemia de coronavírus, que registrou dois casos confirmados de Covid-19 na cidade.
Segundo o comandante, sobre as ocorrências de aglomerações em bares e paredões, as ações estão sendo tomadas diante das reclamações que são encaminhadas pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM), “todas as ocorrências e reclamações que tivemos no CICOM relativos a paredões e aglomerações nós temos agido para conter esses abusos. Alguns aproveitam o momento de reclusão e fazem esse tipo de recreatividade, nós continuaremos agindo independendo dos pedidos do Ministério Público, que recomenda atuação para combater esse tipo de atividade”, disse.
Após um caso de desobediência ao isolamento social em Amargosa, onde foi recomendada a prisão de um homem infectado, o comandante afirmou que sobre esse tipo de ocorrência, o diálogo é a primeira ação tomada pelos policiais, mas estão autorizados a agir com força caso necessário, “essas atitudes deve ser combatida com energia. se a pessoa tiver suspeita deve se dirigir a uma unidade médica, mas caso haja alguma desobediência a algum órgão municipal, nos teremos a conformidade de agir, pois o comando geral nos orienta a dar apoio aos suprimentos, principalmente o de saúde. Começamos com o diálogo e conversa para não ter necessidade do uso da força, a melhor forma de resolver isso é orientando as pessoas, mas se no caso for necessário, vamos agir com energia”, falou.
Após ser questionado sobre casos suspeitos ou confirmados de policiais infectados com o novo coronavírus sobre o comando do 14º Batalhão de Polícia Militar, o tenente coronal afirmou que até o momento houve dois casos suspeitos, entretanto, os testes deram negativo para Covid-19, “desde o inicio dessa pandemia, adotamos todos os procedimentos recomendados e continuamos fazendo. Estamos realizando a limpeza das viaturas, uso de luvas, máscaras e álcool em gel. Até o momento, não tivemos casos, mas sim suspeitas sobre um soldado de Ubaíra que veio para Santo Antônio de Jesus, mas foi constatado que se trata de outra patologia, ele estava com a pressão elevadíssima. Fizemos o teste e deu negativo. Um outro soldado de Feira de Santana que veio para aqui, foi feito o teste que deu negativo, mas deixamos em quarentena devido a indicação médica. Nos estamos mantendo todos os cuidados possíveis para prevenir a contaminação”, declarou.
Redação: Voz da Bahia