A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes poderão consultar se têm direito à restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. A Receita Federal libera o acesso ao último dos cinco lotes de restituição deste ano, que inclui cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, priorizados em razão das enchentes no estado. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
No total, 511.025 contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão, com 40% do valor destinado aos que têm prioridade. Contribuintes gaúchos que regularizaram a declaração em julho foram incluídos na lista de prioridades, e, no mês passado, mais de 47 mil contribuintes do estado receberam suas restituições.
Aqueles que informaram a chave Pix do CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida estão entre os grupos prioritários, seguidos por contribuintes não-prioritários e pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência física ou mental.
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo. O pagamento será realizado em 30 de setembro, na conta bancária ou chave Pix informada. Caso o depósito não ocorra devido a algum problema na conta, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.