O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (5) manter a taxa Selic em 15% ao ano, patamar que permanece como o mais alto desde julho de 2006. Esta é a terceira reunião consecutiva em que o colegiado opta por não alterar os juros básicos da economia.
Em nota, o Banco Central afirmou que a decisão foi tomada com base na necessidade de cautela diante das incertezas do cenário internacional e das pressões inflacionárias internas, que ainda mantêm o índice de preços acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
A Selic é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação e influenciar o custo do crédito no país. Com a taxa mantida em 15%, o crédito para empresas e consumidores deve continuar caro, o que tende a conter o consumo e reduzir o ritmo da economia.
O Copom voltará a se reunir nos dias 9 e 10 de dezembro, na última deliberação do ano sobre a taxa básica de juros.





