Cordão umbilical pode ser usado para reparar fissuras labiais, aponta estudo

0
127
-
Estudos recuepram fenda palatina com células-tronco Foto: Reprodução/ Internet

Cientistas afirmam que o sangue do cordão umbilical pode ser usado para reparar fissuras labiais em bebês, segundo estudo publicado no The Journal of Craniofacial Surgery. O novo tratamento substituiria a necessidade de enxertos ósseos e foi testado em nove crianças da Colômbia.

Os médicos acreditam que o uso de células-tronco retiradas do sangue do cordão umbilical pode reduzir o número de operações necessárias para bebês nascidos nesta condição.

Pesquisadores do Hospital San José, em Bogotá (Colômbia), testaram a nova cirurgia em nove crianças nos últimos dez anos. As cirurgias trouxeram bons resultados, com crescimento de novas estruturas ósseas a partir do zero, reparando, assim, as fendas.

A fenda palatina é uma malformação congênita na etapa inicial do desenvolvimento do embrião. Dados do Ministério da Saúde de 2018 apontam que a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou cerca de 300 mil casos de brasileiros portadores de fissuras labiopalatinas — uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil.

(Extra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui