A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou que 80% das pessoas internadas com a Covid-19 no estado não se vacinaram contra a doença, ou não tomaram a segunda dose do imunizante. A situação preocupa principalmente nas regiões sul e extremo sul, onde a imunização é mais lenta.
O técnico da coordenação de imunização da Sesab, Ramon Saavedra, pondera que o avanço mais lento na vacinação nessas regiões pode estar ligado às chuvas que atingiram a Bahia no mês de dezembro. Na época, o governador Rui Costa chegou a falar que várias cidades tiveram perda de 100% das vacinas e medicamentos.
“Estamos com um olhar muito cuidadoso com essas regiões, sul e extremo sul, por conta do desastre natural que aconteceu, e na verdade houve um comprometimento de infraestrutura tecnológica, de comunicação e de energia nesses municípios. O próprio equipamento da sala de vacina, a unidade de saúde, muitas delas ficaram sem acesso, a população não conseguia chegar”, destacou Ramon.
Entre as duas regiões, o quadro de vacinação não atingiu 70% na segunda dose. Com a terceira dose, a imunização não chega a 15%. (G1)