Para escolher entre crossfit ou academia, é fundamental levar em conta uma série de fatores – como o estilo de treino, o principal objetivo (queimar calorias ou ganhar massa muscular, por exemplo) e as preferências quanto aos aparelhos utilizados. É importante destacar que ter o hábito de fazer exercícios aeróbicos + musculação é fundamental para melhorar o condicionamento físico e a saúde do corpo como um todo. Por isso, é sempre indicado recorrer a treinos completos e diversificados, ok? Aqui, nós preparamos uma matéria falando sobre as principais diferenças entre academia e crossfit para que você tome a melhor decisão.
Saiba como se decidir entre crossfit ou academia
Antes de escolher entre academia ou crossfit, é muito importante analisar as diferenças e vantagens de cada linha de exercícios. Caso você goste de ter uma série própria (em uma linha mais personalizada), por exemplo, a academia se torna a melhor opção. Já para quem curte atividades coletivas e uma atmosfera mais estimulante de treino, o crossfit é bastante indicado. Confira as principais particularidades de cada tipo de treino:
Quais os benefícios do crossfit?
Considerado um tipo de treino funcional de alta intensidade, o crossfit se destaca por trabalhar todas as partes do corpo – promovendo uma maior resistência muscular, força, equilíbrio, flexibilidade, velocidade, potência e coordenação motora. A melhor parte é que esse tipo de treino pode atender adolescentes, adultos e idosos, desde que seja feito de forma responsável, com o acompanhamento de profissionais qualificados e autorização médica.
Propõe treinos mais intensos e de ritmo elevado
O crossfit é composto por exercícios bem dinâmicos, com séries de burpees, corridas, agachamentos, levantamentos de peso, flexões, abdominais e outras atividades (geralmente de alta intensidade) que são bem estimulantes para quem tem muito ânimo de se exercitar regularmente. No entanto, em comparação com a academia, os treinos de crossfit são feitos com poucos aparelhos – levando em conta que o principal é utilizar o próprio corpo durante as atividades.
É indicado para quem quer perder calorias mais rapidamente
Quando se trata de queimar calorias de forma mais eficiente, o crossfit se torna uma excelente alternativa. Isso porque os treinos são bem intensos, o que permite uma maior perda de gordura corporal. As corridas, os burpees e até mesmo alguns exercícios de força são os principais responsáveis por essa queima maior de calorias.
As atividades são estimulantes e realizadas em equipes
Caso você não tenha muito ânimo para se exercitar no dia a dia, talvez o crossfit seja a melhor opção. Isso porque o ambiente é geralmente mais animado, com competições e equipes que tornam as atividades mais dinâmicas e até recreativas. Vale destacar, no entanto, que cada um deve respeitar seu próprio ritmo e limite durante os treinos, além de consultar um profissional da educação física e médico de forma regular.
Obs.: Por propor um ritmo mais elevado de treino, o crossfit pode causar mais lesões (musculares, por exemplo) a longo prazo. Por isso, é fundamental que a pessoa siga os exercícios de forma responsável e com acompanhamento.
Quais os benefícios da academia?
Para seguir um treino mais completo, com exercícios aeróbicos e de musculação mais variados, a academia se torna uma excelente opção. Em alguns casos, inclusive, é possível fazer aulas de natação, dança, artes marciais e outras atividades mais divertidas. Depende do tipo de academia e do plano de cada um. Confira suas principais vantagens:
Dispõe de uma maior diversidade de aparelhos
A academia se destaca por ser um ambiente diverso e bem completo em termos de equipamentos – oferece esteiras, bicicletas ergométricas e uma série de aparelhos de musculação (cada um voltado para um tipo específico de músculo), o que permite montar séries mais variadas e específicas para os objetivos de cada indivíduo.
Oferece um maior acompanhamento com profissionais da educação física
Outro ponto positivo da academia é que ela geralmente oferece uma maior quantidade de profissionais para montar e acompanhar o treino de cada um. Assim, os exercícios são mais personalizados (respeitando as preferências da pessoa) e ainda é possível ter um atendimento mais individual no dia a dia.
Permite que cada um defina seu próprio ritmo de treino
Enquanto os exercícios de crossfit costumam ter um ritmo muito acelerado, os de academia podem ser melhor adaptados de acordo com os objetivos e limitações de cada indivíduo. Afinal, cada pessoa segue uma série personalizada (que pode ir se intensificando com o passar do tempo), utilizando diferentes aparelhos no dia a dia, de forma mais equilibrada. (Conquiste sua Vida)