A major Denice Santiago já tem os votos necessários dentro do diretório do PT para ser escolhida como pré-candidata do partido para disputar a eleição municipal em Salvador neste ano.
O nome de Denice deve ser aclamado no encontro municipal do partido no próximo dia 14 de março, após o governador Rui Costa (PT) mobilizar maior parte das correntes do PT em torno da sua aposta para a briga eleitoral na capital.
No entanto, a filiação da major ainda é palco de discussões. O PT estuda filiar Denice apenas simbolicamente até o final de março. A ideia é mantê-la na polícia, pelo menos, até o dia 8 de março, data em que a Ronda Maria da Penha completa 5 anos.
A PM teria planejado uma série de ações ligadas à data comemorativa. Petistas avaliam que Denice deixar deixar a Polícia Militar no período das comemorações da unidade que comanda seria um movimento arriscado, pois, poderia “pegar mal” para ela. Para ser candidata, a major precisa deixar o atual posto até o dia 4 de abril.
Em conversa com o Bahia Notícias, o presidente municipal do PT em Salvador, Ademário Costa, não confirmou se a major estaria ou não filiada ao PT até o dia do encontro municipal.
“Independente do que ocorrer, posso garantir que o nosso diretório não fará nada que possa ferir o estatuto do partido”, disse.
MOBILIZAÇÃO PRÓ-DENICE
O governador Rui Costa agiu rapidamente para mobilizar o PT em favor da Denice Santiago.
Logo após apresentar o nome da major ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista correu para aliar os grupos soteropolitanos que estavam mais dispersos diante das outras pré-candidaturas postas.
A estratégia de Rui foi conquistar o PT para Denice pelo coração. O governador agiu para aglutinar as correntes dentro do PT que ainda não tinham declarado apoio a Fabya Reis, Vilma Reis, Juca Ferreira e Robinson Almeida, ou a outros postulantes à candidatura pelo partido.
Na avaliação de aliados ouvidos pelo Bahia Notícias, um dos principais erros dos adversários de Denice nesta corrida foi continuar defendendo as eleições prévias e debater com a sociedade a escolha do pré-candidato do PT enquanto o governador ficou com o campo livre para arregimentar o partido Internamente.
FORÇA ATUAL DE DENICE
No próximo dia 14 de março, cerca de 300 delegados do PT decidirão pela pré-candidatura do partido em Salvador. A força de Denice diante desses representantes foi medida na última semana, quando o grupo eleitoral do PT votou em peso pela não realização de prévias para escolha do pré-candidato. As prévias eram defendidas pelos adversários da major e não representavam a tese desejada pelo governador.
Ao Bahia Notícias, Rui falou que o clima dentro do PT está tranquilo com a chegada de Denice na disputa e que está conversando com os nomes apresentados para as eleições deste ano. “Conversei com todos os pré-candidatos do PT à prefeitura de Salvador e o clima é de unidade. Falta apenas conversar com Robinson Almeida”, declarou o governador. (Bahia Notícias)