Deputado propõe PL para tornar obrigatória presença de enfermeiros em ferries

0
155
-
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Um projeto apresentado pelo deputado estadual Jurailton Santos (PRB), na Assembleia Legislativa, propõe tornar obrigatório a presença de um enfermeiro nas embarcações do Sistema de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Veículos da Bahia com capacidade igual ou superior à 500 passageiros.

Ao justificar a proposta, o parlamentar considerou o grande número de pessoas acomodadas nesse meio de transporte, principalmente no sistema Ferry-boat.

- Anúncio -

Jurailton ainda citou como fatores de risco a temperatura elevada, o longo tempo do percurso e o desgaste dos passageiros, muitas vezes idosos, “que ficam expostos diuturnamente a riscos considerados anormais, já tendo ocorrido falecimentos em razão da precariedade e demora de atendimentos de urgência/emergência”.

Segundo o deputado, nem mesmo simples curativos ou primeiros socorros são disponibilizados de modo adequado para a preservação da saúde populacional nas embarcações.

Jurailton Santos cita ainda a legislação estadual que determina oferta de serviço “com qualidade e mediante tarifa justa” nestes transportes para defender a presença de enfermeiros nas embarcações, “como um cuidado necessário e indispensável para garantia da saúde populacional, cujas vidas merecem maior proteção que os meros interesses comerciais que envolvem os custos da prestação do atendimento”. (bahia.ba)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui