O PSDB de Minas Gerais decidiu na noite desta segunda-feira (13/9), por unanimidade, que apoiará o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias do PSDB para escolher o candidato a presidente da República. A informação foi publicada pela CNN Brasil.
O estado é o segundo maior colégio eleitoral do partido no país, atrás apenas de São Paulo. A estratégia de Leite, conforme a publicação, é juntar Minas Gerais, seu estado natal o Rio Grande do Sul, e Ceará, liderado por Tasso Jereissati e que também caminha nos bastidores para apoiar Leite. Somados, esses três estados têm mais votos do que o de São Paulo e isso jogaria a disputa para os outros estados.
A CNN ressaltou, ainda, que o diretório de Minas Gerais é liderado na prática pelo deputado federal Aecio Neves, adversário interno de João Doria. Até agora, Acre, Pará, Paraná e São Paulo já fecharam apoio a Doria. Minas Gerais é o primeiro estado a fechar a apoio a Leite.
Além de Doria e Leite, estão na disputa pelas prévias o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio e o senador Tasso Jereissati. Mas como a tendência é de que ambos abandonem a disputa, o embate real ocorrer entre Doria e Leite. (Aratu)