Produzido pela farmacêutica indiana Bharat Biotech, a vacina Covaxin se mostrou 80,6% eficaz na prevenção de casos sintomáticos da Covid-19. Os dados foram obtidos através de um estudo clínico preliminar. Realizado em larga escala, os resultados foram divulgados hoje (3).
Realizado pelo órgão de pesquisa médica do governo indiano, o estudo envolveu 25.800 voluntários. Destes 2.433 participantes foram idosos com mais de 60 anos e 4.500 portadores de comorbidades. Ao todo, foram registrados 43 casos de Covid-19 entre os participantes.
Para chegar ao resultado que determinou a taxa de eficácia de 80,6%, a análise dos dados preliminares considerou que, dos 43 casos de infecção ocorridos entre os participantes da pesquisa, 36 ocorreram em voluntários que receberam o placebo e 7 casos entre os que receberam a Covaxin.
Ainda segundo o estudo, entre os participantes infectados, casos graves da doença com a necessidade de atendimento médico, “ocorreram em níveis baixos e foram equilibrados entre os grupos vacina e placebo” (Metro1)