Ex-diretor da PRF diz que Ministério da Justiça ordenou blitz em ônibus rumo ao Nordeste nas eleições de 2022

Djairlon Henrique Moura afirmou ao STF que fiscalização buscava identificar transporte irregular de eleitores e dinheiro; defesa de Anderson Torres iniciou depoimentos

Foto: Luciana Nassar/Assembleia Legislativa Mato Grosso do Sul

O ex-diretor de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Djairlon Henrique Moura, afirmou nesta terça-feira (27) que recebeu ordens do Ministério da Justiça para realizar blitzes em ônibus com destino à região Nordeste durante as eleições de 2022.

A declaração foi dada em depoimento à 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que começou a ouvir as testemunhas de defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Segundo Djairlon, o objetivo da fiscalização era averiguar possíveis casos de transporte irregular de eleitores e de dinheiro vindo das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Ainda durante os depoimentos, um servidor da PRF relatou que a ordem para reforçar o trabalho de inteligência e intensificar as abordagens de veículos partiu do próprio Djairlon.

A recomendação, segundo ele, era que os agentes “tomassem um lado”, o que levanta questionamentos sobre possível direcionamento político nas ações.

Djairlon, por sua vez, negou qualquer viés político nas operações e afirmou que não houve interferência partidária na fiscalização dos ônibus durante o processo eleitoral.

As investigações fazem parte de uma apuração mais ampla sobre supostas interferências da PRF durante o pleito de 2022, especialmente no segundo turno das eleições presidenciais.

google news