Na última quarta-feira (9), a Força Aérea Brasileira (FAB) destruiu um helicóptero utilizado em atividades de mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami, a maior reserva indígena do Brasil. A ação contou com o uso de explosivos para neutralizar o equipamento.
O helicóptero, modelo EC350 (Esquilo), operava de forma clandestina com uma matrícula falsa e foi interceptado pela FAB em uma clareira conhecida como Campos Novos, localizada no estado de Roraima. Segundo informações da FAB, a aeronave era empregada para transportar materiais essenciais ao garimpo ilegal na região, como cassiterita, combustível de aviação e mantimentos.
Essa operação faz parte de uma série de ações coordenadas pelo Governo Federal, lideradas pela Casa de Governo. Entre março e outubro de 2024, estima-se que as ações de combate ao garimpo ilegal tenham gerado um prejuízo de R$ 219 milhões para os garimpeiros. No período, foram realizadas 2.163 operações que resultaram na apreensão e destruição de diversos equipamentos utilizados nas atividades ilegais.