O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (18), em evento promovido pela Secretaria de Política Econômica da pasta, que a alta do dólar é motivada por “barulheira infernal” e brigas políticas, mas que movimento favorece investimentos no Brasil.
De acordo com a Folha de São Paulo, o ministro disse que o país tem mais de R$ 500 bilhões em investimentos contratados para os próximos anos e tem novos acertos em andamento.
Ainda conforme a publicação, Guedes argumentou que, no passado, o dólar era desvalorizado artificialmente no Brasil, o que criava um risco aos investimentos estrangeiros. Segundo ele, com isso, havia a chance de retorno do câmbio ao patamar de equilíbrio, gerando perda aos investidores de longo prazo.
“Agora o dólar foi lá em cima por causa desse barulho político, incerteza, briga, confusão. Os fundamentos econômicos estão sólidos, estão aí os gatilhos fiscais, os marcos regulatórios, o BC (Banco Central) independente, o déficit em queda”, disse o ministro. (bahia.ba)