O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poupou críticas a integrantes das Forças Armadas e acusou os militares de se apoderarem das comemorações dos festejos do Dia da Independência no Brasil, ao longo da história, em especial depois dos 21 anos de ditadura militar no país.
A declaração foi dada nesta terça-feira (5), às vésperas do desfile militar. Na oportunidade, o governo federal busca uma reaproximação com as Forças Armadas e associar a imagem dos militares à democracia, depois das desconfianças por conta dos atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília.
“Todo o país do mundo tem na festa da independência uma grande festa. O que aconteceu no Brasil é que, como nós tivemos por 23 anos um regime autoritário, a verdade é que os militares se apoderaram do 7 de Setembro. Deixou de ser uma coisa da sociedade como um todo”, disse Lula durante a sua live semanal transmitida nas redes sociais.
“O que nós estamos querendo fazer agora, com a participação do Exército, da Marinha e da Aeronáutica é voltar a fazer um 7 de Setembro de todos. O 7 de Setembro é do militar, do professor, do médico, do dentista, do advogado, do vendedor de cachorro quente, do pequeno e médio empreendedor individual”, completou.
(Bnews)