Lula coloca em dúvida candidatura à reeleição em 2026

Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, pela primeira vez, a possibilidade de não disputar a reeleição em 2026. Em entrevista à rádio Clube do Pará nesta sexta-feira (14), o petista mencionou a idade e a saúde como fatores que podem influenciar sua decisão.

“Eu tenho 79 anos, eu comigo mesmo tenho que ter consciência, não posso mentir para ninguém e muito menos para mim, sabe? Se eu tiver com 100%, se eu tiver com a energia de saúde que eu tenho hoje [vou me candidatar]”, declarou.

Lula ressaltou que sua prioridade, neste momento, é governar até 2025, sem foco direto na disputa eleitoral. “Se eu estiver legal e achar que eu posso ser candidato… mas não é a minha prioridade agora. Eu quero governar 2025”, afirmou.

Apesar disso, durante a primeira reunião ministerial do ano, Lula destacou que as movimentações políticas para 2026 já começaram. “2026 já começou. Se não por nós, […] pelos adversários, a eleição do ano que vem já começou. Só ver o que vocês assistem na internet para ver que já estão em campanha. A antecipação de campanha para nós é trabalhar, trabalhar, trabalhar e entregar o que o povo precisa”, disse.

google news