Após o desgaste causado por críticas envolvendo o Pix, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará nesta segunda-feira (20) a primeira reunião ministerial de 2025.
O encontro, marcado para acontecer na Granja do Torto, visa alinhar estratégias, cobrar resultados e preparar o terreno para uma reforma ministerial que atenda às demandas do Centrão por mais espaço no governo.
A primeira mudança concreta já foi implementada na área de comunicação. Lula nomeou o publicitário Sidônio Palmeira como novo chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), substituindo Paulo Pimenta. O movimento reforça o papel estratégico da comunicação no governo e estabelece novas diretrizes.
Segundo informações de O Globo, Sidônio Palmeira terá autonomia para revisar e, se necessário, vetar ações das pastas ministeriais que possam gerar repercussão negativa. A partir de agora, os ministros deverão submeter as principais iniciativas à aprovação da Secom antes de divulgá-las.
Lula deve aproveitar a reunião para reforçar a importância da disciplina e da eficiência em cada ministério, principalmente em um momento em que busca fortalecer sua base política e recuperar a confiança da opinião pública.