O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou a maior rejeição de seus três mandatos, segundo levantamento divulgado pela AtlasIntel nesta sexta-feira (10). A desaprovação ao governo chegou a 49,8% ao final de 2024, dois pontos percentuais acima da margem de erro da pesquisa.
Por outro lado, 47,8% dos entrevistados declararam aprovar a gestão do presidente, enquanto 2,4% não souberam ou preferiram não opinar. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 31 de dezembro, com 2.873 pessoas, por meio de formulários online, e possui um intervalo de confiança de 95%.
O estudo também avaliou quem os eleitores de esquerda consideram como principal liderança do campo progressista para as próximas eleições. O presidente Lula lidera com ampla vantagem, sendo citado por 61,5% dos participantes.
Em segundo lugar aparece João Campos (PSB), prefeito do Recife, com 18,3% das menções. Ele supera outros nomes importantes da esquerda, como Guilherme Boulos (PSOL), Gleisi Hoffmann (PT) e Fernando Haddad (PT).