Ministério da Saúde alerta para alta de casos de febre amarela em São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins

De acordo com a nota técnica, o período de maior circulação do vírus ocorre entre dezembro e maio, sendo essencial o reforço nas ações de vigilância e imunização nas regiões de maior risco.

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre amarela nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. De acordo com a nota técnica, o período de maior circulação do vírus ocorre entre dezembro e maio, sendo essencial o reforço nas ações de vigilância e imunização nas regiões de maior risco.

São Paulo é o estado com o maior número de ocorrências registradas nas primeiras semanas de 2025. Em resposta ao aumento, o Ministério da Saúde determinou a distribuição de dois milhões de doses de vacina até o início de fevereiro, sendo 800 mil doses adicionais à remessa regular. Já em janeiro, o estado recebeu um milhão de doses.

A decisão foi tomada após reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue), realizada no dia 29 de janeiro, com a presença da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. A medida visa garantir o fornecimento adequado de vacinas contra a febre amarela no estado.

O Ministério da Saúde também informou que está colaborando com a investigação de casos suspeitos e confirmados, principalmente em Ribeirão Preto. Técnicos do ministério se reunirão em Campinas, nos próximos dias, com profissionais de saúde da região para discutir estratégias de enfrentamento.

Em 2024, o ministério distribuiu 20.882.790 doses da vacina, enquanto em 2025 já foram enviadas 3.201.800 doses. O estoque de vacinas segue regular, com os envios sendo feitos conforme as solicitações dos estados.

google news