Nesta quarta-feira (2), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a criticar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), acusando-a de “boicotar o governo”. Silveira exigiu que os diretores da Aneel adotem uma postura mais técnica e menos política. Essa não é a primeira vez que o ministro faz críticas públicas à agência reguladora.
“Que bom que a Aneel assume a responsabilidade de dizer que o custo da energia é responsabilidade dela. Isso me tranquiliza, mas também me preocupa. Se ela se alinhar às políticas públicas do governo vai me alegrar. Se ela continuar sendo uma agência que trabalha contra o país e contra o governo, boicotando inclusive o governo, vai me preocupar muito. Mas não deixarei de defender o interesse do povo brasileiro”, afirmou o ministro.
Em agosto, Silveira já havia ameaçado intervir na agência, acusando-a de ser “omissa” devido à demora na análise de processos. Desta vez, o ministro pressiona a Aneel para atender sua solicitação de usar a Conta Bandeiras como forma de aliviar o impacto da bandeira vermelha patamar 2 nas contas de luz.