Últimas Notícias sobre Aneel
A conta de energia elétrica começou 2026 com bandeira verde, o que significa que não há cobrança adicional na tarifa para os consumidores. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os consumidores brasileiros iniciarão 2026 sem cobrança adicional na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária verde será aplicada no mês de janeiro, indicando que não haverá acréscimos no valor da tarifa.
Governos decidem encerrar contrato da Enel em São Paulo após falhas no fornecimento de energia
Uma reunião entre os governos federal, estadual e municipal decidiu pelo encerramento do contrato da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital paulista e em municípios da Grande São Paulo. O encontro foi realizado nesta terça-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (9), a regulamentação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que estabelece critérios tanto para a Tarifa Social quanto para o Desconto Social aplicado às contas de luz. Entre as principais mudanças está a exigência de que a titularidade da conta de energia esteja em nome de um integrante da família beneficiária.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estimou que as tarifas de energia elétrica devem encerrar 2025 com um reajuste médio de 7%. A projeção consta no boletim InfoTarifa, divulgado nesta sexta-feira (5), e representa um aumento superior à inflação prevista para o próximo ano.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (28), que a bandeira tarifária aplicada às contas de luz em dezembro de 2025 será a Amarela. A mudança representa alívio para os consumidores após seis meses seguidos sob a bandeira Vermelha Patamar 1, que acrescentava R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Com o novo patamar, o adicional cai para R$ 1,88 por 100 kWh.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira vermelha patamar 1 continuará em vigor durante o mês de novembro. Com isso, permanece a cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. A decisão dá sequência ao patamar 2 adotado em agosto e setembro e à redução para o patamar 1 registrada em outubro.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elaborou um plano emergencial para lidar com situações de excesso de oferta de energia, como a registrada em agosto, que quase provocou um apagão. O protocolo, chamado Plano de Gestão de Excedentes de Energia na Rede de Distribuição, prevê a possibilidade de restringir temporariamente a geração em pequenas usinas, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e térmicas a biomassa, que são supervisionadas por distribuidoras e não diretamente pelo ONS.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária do mês de novembro continuará sendo vermelha patamar 1. Com isso, permanece a cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira vermelha patamar 1 será aplicada nas contas de luz a partir de outubro. Com isso, os consumidores passarão a pagar R$ 4,46 a mais a cada 100 kWh consumidos.



