Últimas Notícias sobre Aneel

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A conta de energia elétrica começou 2026 com bandeira verde, o que significa que não há cobrança adicional na tarifa para os consumidores. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os consumidores brasileiros iniciarão 2026 sem cobrança adicional na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária verde será aplicada no mês de janeiro, indicando que não haverá acréscimos no valor da tarifa.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Uma reunião entre os governos federal, estadual e municipal decidiu pelo encerramento do contrato da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital paulista e em municípios da Grande São Paulo. O encontro foi realizado nesta terça-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes.

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (9), a regulamentação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que estabelece critérios tanto para a Tarifa Social quanto para o Desconto Social aplicado às contas de luz. Entre as principais mudanças está a exigência de que a titularidade da conta de energia esteja em nome de um integrante da família beneficiária.

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estimou que as tarifas de energia elétrica devem encerrar 2025 com um reajuste médio de 7%. A projeção consta no boletim InfoTarifa, divulgado nesta sexta-feira (5), e representa um aumento superior à inflação prevista para o próximo ano.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (28), que a bandeira tarifária aplicada às contas de luz em dezembro de 2025 será a Amarela. A mudança representa alívio para os consumidores após seis meses seguidos sob a bandeira Vermelha Patamar 1, que acrescentava R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Com o novo patamar, o adicional cai para R$ 1,88 por 100 kWh.

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira vermelha patamar 1 continuará em vigor durante o mês de novembro. Com isso, permanece a cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. A decisão dá sequência ao patamar 2 adotado em agosto e setembro e à redução para o patamar 1 registrada em outubro.

Foto: Arquivo / Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elaborou um plano emergencial para lidar com situações de excesso de oferta de energia, como a registrada em agosto, que quase provocou um apagão. O protocolo, chamado Plano de Gestão de Excedentes de Energia na Rede de Distribuição, prevê a possibilidade de restringir temporariamente a geração em pequenas usinas, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e térmicas a biomassa, que são supervisionadas por distribuidoras e não diretamente pelo ONS.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária do mês de novembro continuará sendo vermelha patamar 1. Com isso, permanece a cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira vermelha patamar 1 será aplicada nas contas de luz a partir de outubro. Com isso, os consumidores passarão a pagar R$ 4,46 a mais a cada 100 kWh consumidos.

Close
parceiro fixo