O clássico Ba-Vi deste sábado (1º), às 16h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, será palco de uma importante iniciativa de conscientização contra a violência de gênero. Antes do apito inicial, faixas com a mensagem “Luto por Elas – Homens pelo fim da violência contra as mulheres” serão exibidas no gramado, em uma ação promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).
A campanha busca chamar a atenção para dados alarmantes sobre violência contra a mulher. De acordo com a ONU Mulheres, 85 mil mulheres e meninas foram mortas intencionalmente em 2023, sendo que 60% desses crimes ocorreram dentro de casa, cometidos por parceiros íntimos ou familiares. A estatística revela que a cada 10 minutos uma mulher é assassinada no mundo.
Na Bahia, a situação também preocupa. Dados do Governo Federal, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), apontam um aumento de 27,33% nas denúncias de violência doméstica entre janeiro e julho de 2024. Durante o mesmo período, o MPBA registrou 18.689 investigações desse tipo de crime e solicitou 825 medidas protetivas de urgência para mulheres ameaçadas em Salvador.
A ação tem o apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF), dos clubes Bahia e Vitória, além de times do interior e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), reforçando a importância de unir esporte e sociedade no enfrentamento dessa grave realidade.