Mulher é chamada de ‘macaca’ em e-mail de cadastro da Magazine Luiza

Feito o processo indicado, a mulher recebeu a confirmação do e-mail com a saudação: “Olá, MACACA” Redação

Susan de Sousa Sena, uma cozinheira de 35 anos, foi vítima de racismo no último sábado (4) ao receber um e-mail ofensivo da loja Magazine Luiza. Após atualizar seu cadastro no aplicativo da empresa para finalizar a compra de uma máquina de lavar, Susan recebeu uma mensagem com a saudação: “Olá, MACACA”.

Ela explicou o que aconteceu em entrevista à TV Globo. “Segui todas as etapas para recuperar minha conta, como enviar foto do documento e fazer reconhecimento facial. Recebi e-mails automáticos, mas não os abri, pois eram apenas confirmações. Depois finalizei a compra e fechei o aplicativo”,

relatou. Nos demais e-mails enviados pela empresa, seu primeiro nome foi utilizado corretamente.

Em nota, a Magazine Luiza lamentou o ocorrido e reafirmou seu compromisso com o combate ao preconceito. A empresa informou que o erro não está relacionado ao processo de biometria, que é totalmente digital e sem interação humana. Segundo a Magalu, o problema aconteceu porque, em 2011, alguém registrou o sobrenome de Susan como “macaca” no sistema, e isso não foi corrigido.

Susan expressou sua indignação. “É revoltante. Meu sobrenome na loja era ‘macaca’ e ninguém viu. O racismo sempre foi parte da minha vida, mas, com toda a tecnologia e aprendizado de hoje, percebemos que pouco mudou”, desabafou.

O caso foi registrado no 50° Distrito Policial do Itaim Paulista, que investigará o ocorrido.

google news