Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em todas as unidades do SAC na Bahia a partir desta segunda

A partir de segunda-feira, a CIN estará disponível em 90 unidades do SAC, incluindo novos pontos no interior da Bahia.

Foto: Divulgação

A partir de segunda-feira (11), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será confeccionada em todas as unidades do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) na Bahia, conforme anúncio feito pelo órgão nesta sexta-feira (8).

A medida expande a disponibilidade do documento, que até agora estava disponível em apenas algumas unidades, para 90 unidades da rede, incluindo as três carretas do SAC Móvel. Novos pontos de atendimento também serão incluídos, como os SACs de Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique.

O atendimento para a emissão da CIN é realizado somente com agendamento prévio, que pode ser feito por meio do aplicativo ou portal do SAC, ou pelo call center, nos números: (71) 4020-5353 (para celular) ou 0800 071 5353 (para telefone fixo).

Como Funciona a CIN

A primeira via da CIN é gratuita e o número único de identificação será o CPF do cidadão. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original. Se a certidão for plastificada, uma cópia também deve ser apresentada.

A CIN oferece a possibilidade de adicionar números de outros documentos, como a CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de incluir informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, além de tipo sanguíneo, fator RH e a opção por ser doador de órgãos.

A novidade também inclui a possibilidade de inclusão do nome social, caso o cidadão solicite. Se houver alteração no nome na certidão de nascimento, somente o novo registro será válido.

A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no portal GOV.BR três dias após a impressão. O documento digital conta com um QR Code para facilitar a verificação da autenticidade e dos dados.

Prazo de validade

A validade da CIN depende da faixa etária do titular: para crianças de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos; de 12 a 60 anos, a validade é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, o documento tem validade indeterminada. Vale destacar que o RG antigo continuará válido até 28 de fevereiro de 2032.

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