Oito soldados israelenses foram mortos no sul de Gaza neste sábado (15), afirmam as Forças de Defesa de Israel (FDI).
Segundo autoridades, episódio foi um dos incidentes mais mortais envolvendo as tropas desde o início da guerra, em 7 de outubro.
As forças israelenses disseram que o incidente está sob análise e que diferentes causas possíveis estão sendo investigadas.
Anteriormente, as Brigadas Al Qassam, o braço militar do Hamas, disseram que “realizaram uma emboscada complexa contra veículos inimigos” operando em Tal al-Sultan, que fica a oeste da cidade de Rafah, no sul.
O grupo militante disse ter como alvo uma escavadeira militar, que pegou fogo, matando e ferindo a tripulação. Quando as tropas de resgate chegaram, atingiram um veículo blindado, matando os soldados.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse que foi “um sábado difícil”.
“Oito dos nossos melhores filhos foram mortos em Rafah”, disse o ministro, em uma publicação no X.
“Embora conhecessem o preço, entraram corajosamente em Gaza para completar a missão de destruir o Hamas e libertar os reféns”, acrescentou.
O incidente ocorre no momento em que Israel continua seu avanço na cidade de Rafah, no sul, onde há relatos de ataques aéreos e bombardeios de artilharia desde o amanhecer, no horário local.
Ahmed Radwan, oficial de mídia da Defesa Civil de Rafah, disse ter recebido apelos para recolher corpos e feridos, mas era difícil para as equipes de defesa civil acessar a área.
Alguns dos combates mais ferozes foram vistos em Tal al-Sultan.
O Hamas disse, na sexta-feira (14), que seus combatentes atacaram tanques israelenses na vizinhança com granadas de propulsão de foguetes e morteiros, enquanto as forças de Israel disseram que encontraram túneis entre casas vizinhas usadas por militantes como passagens.
Em outros lugares, pelo menos 14 pessoas foram mortas, incluindo sete crianças, em ataques israelenses no centro de Gaza, disse a Direção de Defesa Civil em Gaza.
No total, 30 pessoas morreram e 95 ficaram feridas na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
Desde 7 de Outubro, 37.296 pessoas foram mortas e 85.197 ficaram feridas no bombardeamento da região por parte de Israel.
Fonte: CNN