OMS chama atenção para uso de ar-condicionado e recomenda ventilação natural na pandemia

-
Foto: Reprodução/Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou a recomendação para que as pessoas mantenham ventiladas as casas e ambientes de trabalho durante a pandemia da Covid-19. A entidade ainda ressaltou que os melhores métodos são aqueles já conhecidos e naturais, como abertura das janelas. 
 

Representantes da OMS participaram de uma transmissão ao vivo nas redes sociais nesta  terça-feira (22). Na ocasião, a diretora do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, María Neira, destacou que a entidade “continua a recomendar a ventilação natural como o método mais eficaz para renovar o ar nos espaços. Na atual pandemia, ainda é necessário “criar um ambiente mais saudável”, e não só em relação ao novo coronavírus, mas também a outras infecções, frisou a María.

O alerta caiu também sobre os aparelhos de ar-condicionado. A OMS sugere o uso de ventiladores mecânicos no lugar do ar-condicionados. 

Sobre estes aparelhos e outros mecanismos de circulação de ar, o especialista da OMS Luca Fontana acrescentou que o uso em locais frequentados por membros da mesma família não acarreta problemas, mas podem favorecer a circulação de patógenos se uma pessoa infectada os visitar, traz a reportagem do Estadão. (Bahia Notícias)