Após ter sido citado pelo presidente Lula (PT) durante a reunião ministerial, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, gravou um vídeo em resposta ao petista. Na última segunda-feira, Lula falou sobre Malafaia ao criticar o uso político da religião:
— O Deus do Malafaia não é o mesmo que o nosso — afirmou aos ministros, às portas fechadas.
A fala não agradou em nada ao pastor, que é aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas suas redes sociais, Malafaia concordou que seu Deus não é o mesmo do atual mandatário.
— Eu nunca pensei que depois de décadas, eu voltaria a concordar com Lula. Ele é um mentiroso costumaz, mas acaba de falar uma verdade na sua reunião ministerial. Você tá correto Lula, eu vou mostrar quem é o meu Deus e quem é o teu Deus — iniciou o líder evangélico.
Em seguida, o pastor reforçou suas concepções religiosas e afirmou crer em um Deus que condena o aborto e a homossexualidade, enquanto a divindade do presidente teria dado paternidade à mentira.
— Agora eu vou mostrar quem é o teu Deus, Lula: teu Deus é o Deus que está em Apocalipse 12:9, que engana todo mundo. O teu Deus é o Deus de João 8:44, que dá paternidade à criação do diabo a mentira (…) Ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele quando ele profere mentira, fala do que ele é próprio porque é mentiroso e pai da mentira — diz Malafaia.
A troca de farpas entre o Planalto e o líder evangélico é inédita, mas não é a primeira vez que o pastor critica publicamente o presidente. Semanalmente, Malafaia publica vídeos em que se opõe à políticas do governo federal e associa Lula ao que chama de ideologia de gênero.
O pastor frequentava o Palácio quando Bolsonaro era presidente e, hoje, mantem proximidade com o ex-mandatário. Foi Malafaia quem custeou o trio elétrico que percorreu a Avenida Paulista no final de fevereiro, durante uma manifestação do ex-chefe do Executivo contra as investigações da Polícia Federal.
Por Luísa Marzullo / OGlobo