Por conta de um de seus principais recursos de privacidade, a criptografia de ponta a ponta, o WhatsApp pode acabar banido do Reino Unido. É que uma nova lei que entrou em discussão por lá pode tornar inviável esse tipo de proteção. Se isso acontecer, a Meta já avisa: não vai obedecer o que manda o texto e prefere tirar o app do país.
A tecnologia garante que as mensagens trocadas pelo aplicativo só poderão ser lidas por quem enviou e quem recebeu. Segundo Will Cathcart, executivo da Meta que comanda o WhatsApp, disse que é impossível remover a criptografia de ponta a ponta em só uma região.
“Nossos usuários de todos os lugares do mundo querem segurança. Deles, 98% são de fora do Reino Unido. Eles não querem que o produto tenha menos segurança”, comenta Cathcart. “Em termos práticos, seria muito estranho piorar a segurança do aplicativo de um jeito que afetaria 98% dos usuários.”
A multa para quem não cumprir as novas regras pode chegar a 4% das receitas anuais da empresa. Por isso, o chefe do mensageiro prefere que o app seja bloqueado no Reino Unido, caso a lei realmente seja aprovada. (metro1)