Por que os cães uivam? Descubra quais podem ser os motivos

-
© DR

O uivar do cão é um fenômeno curioso. Os cães são da família dos lobos, que por sua vez uivam para avisar que há algum lobo ou outro animal estranho por perto ou para guiar os membros da alcateia. Mas será que o mesmo acontece com os cães?

O uivo é uma de muitas formas de comunicação do animal. Falta entender os seus motivos.  Uma das razões por que os cães uivam está relacionada com a solidão. Este animal procura, assim, uma forma de localizar alguém e atrair companhia. Esta pode ser, também, uma forma de comunicar à distância, quando não conseguem ter contato visual com o exterior. 

Pode também servir para alertar humanos e animais da presença de estranhos, à semelhança dos lobos. Ou de expressar alegria e excitação. 

Existe também a teoria de que os cães uivam para quebrar o tédio e libertar energia acumulada. Ou até mesmo a impaciência quando estão perto de uma cadela no cio. 

O motivo mais grave é o uivo como indicador de mal-estar ou doença. Nesse caso, somente um veterinário poderá indicar o melhor tratamento para o seu melhor amigo.

(Notícias ao Minuto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui