Presidente promete reajuste a servidores se PEC dos Precatórios for aprovada no Senado

Foto: Valdenio Vieira/PR

O presidente Jair Bolsonaro prometeu, nesta terça-feira (16), reajustar o salário de todos os servidores públicos federais caso o Senado aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. O presidente não explicou, contudo, de quanto seria o aumento e nem quanto dos recursos vai ser destinado para o reajuste do funcionalismo.

Em evento empresarial em Manama, capital do Bahrein, Bolsonaro disse que já chegou a tratar do assunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e que o aumento ainda não seria à altura do merecimento dos servidores, mas dentro das possibilidades do governo.

A PEC contorna o teto de gastos e abre espaço de R$91,6 bilhões no orçamento de 2022 ao adiar o pagamento de dívidas judiciais e mudar a correção do teto de gastos, a regra impede que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação. Bolsonaro disse que a inflação acima de dois dígitos, na casa de 10,67% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), justifica o aumento.

O presidente lembrou que a categoria não tem um reajuste há pelo menos dois anos e que o momento de pandemia da Covid-19 fragilizou ainda mais os trabalhadores.

Apesar do anúncio, Bolsonaro reforçou que não pretende realizar novos concursos públicos, somente o que for considerado essencial.

A PEC foi aprovada pela Câmara e vai ser votada agora no Senado, alterando o teto de gastos e viabilizando o pagamento do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, de R$400 até o fim de 2022. (bahia.ba)

google news