Os professores da rede municipal de Santo Antônio de Jesus paralisaram as atividades para realizarem uma manifestação na manhã desta sexta-feira (14). A ação teve como objetivo chamar á atenção para casos de violência contra a categoria dentro do ambiente escolar.
O início da concentração ocorreu por volta das 09h em frente a prefeitura municipal da cidade e contou com a participação de professores das redes de ensino municipal e federal, além dos colaboradores que fazem parte das instituições.
Através de cartazes os manifestantes cobram por respeito aos profissionais da educação. O objetivo principal da concentração foi buscar justiça pelo caso da professora Iamá Vilas-Boas, visando a busca de direitos para todos os funcionários no âmbito escolar.
Recentemente na cidade, foi registrado o caso de agressão contra a docente Iamá, onde a educadora sofreu agressão pela mãe de um estudante após repreendê-lo por indisciplina (Confira aqui). Na última segunda-feira (10), educadores se reuniram na Câmara de Vereadores onde discutiram sobre o ocorrido, visando medidas para que não se ocorra novas agressões no âmbito escolar.
Ainda em relação aos casos, uma carta aberta foi emitida pelos educadores e funcionários em defesa da professora, pedindo esclarecimentos dos fatos e cumprimento da lei de desacato contra funcionários públicos. Na carta, colegas explanam problemas sofridos em todo o Brasil, exaltando a importância de medidas protetivas contra os servidores públicos.
O caso também foi denunciado pela APLB local, onde afirma que a agressão sofrida pela professora recebera todas as medidas jurídicas cabíveis.
Redação Voz da Bahia