MP: Promotor garante que vai convocar os envolvidos para esclarecer as denúncias na secretaria de saúde de S. A. de Jesus

Promotor, Dr. João Manoel / Foto: Voz da Bahia

O promotor da Defesa do Patrimônio Público, Dr. João Manoel comentou sobre denúncia de irregularidades na compra de medicamentos e fraldas geriátricas, na Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus (saiba mais aqui) através da Recôncavo FM, em entrevista ao repórter Joselito Froés.

A denúncia realizada pelo vereador Uberdan Cardoso (PT) questionou a compra de uma grama do medicamento Azitromicina que nunca chegou e a compra de fraldas, que o municípios pagou do mês 12 de 2021 ao mês 04 de 2022, no valor de R$ 434.798,30 (quatrocentos e trinta e quatro mil, setecentos e noventa e oito reais e trinta e cinco centavos), “está com assinatura de recebido e como é que o município não tem fralda desde o mês de julho?”, questionou o edil. 

Após as acusações, a gestão municipal enviou nota ao Voz da Bahia, exonerando os dois servidores envolvidos diretamente pelas denúncias para às devidas averiguações (relembre aqui).

Segundo o promotor Dr. João, a denúncia foi formalizada e o Ministério Público (MP) vai dar início aos atos investigatórios. Ainda de acordo com ele, o MP vai instaurar o procedimento próprio e colher provas necessárias para apurar a conduta. “Nesse momento é muito prematuro antecipar qualquer juízo de valor porque a denúncia acabou de ser realizada perante o MP. Se o teor da denúncia mostrar verdadeiro, cabe ao MP delinear as responsabilidades seja no âmbito da lei de improbidade administrativa, seja no âmbito criminal, pois a responsabilidade é subjetiva”, expôs.

O promotor explicou ainda que o MP está adotando as medidas e vai convocar todas as pessoas que tiverem algo a esclarecer, as que foram citadas e as que tiveram participação no procedimento ilegal. Perguntado se o prefeito Genival Deolino e o secretário de saúde, Dr. Leonel Cafezeiro serão convocados, o Dr. João frisou que, independentemente da pessoa que estiver envolvida, o MP vai investigar.

Redação Voz da Bahia / Via Recôncavo FM

google news