Receita Federal libera consulta à restituição de imposto de renda para contribuintes na malha fina

Cerca de 264 mil contribuintes regularizaram pendências e poderão verificar o recebimento a partir das 10h desta quinta-feira

Foto: Juca Varella/Agência Brasil

A partir das 10h desta quinta-feira (23), aproximadamente 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e resolveram suas pendências com a Receita Federal poderão consultar se receberão restituição. Dentre os contemplados, cerca de 11 mil são contribuintes do Rio Grande do Sul, incluídos devido às enchentes que atingiram o estado neste ano.

O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, serão pagos R$ 700 milhões em restituições, sendo que 53% do valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso. A inclusão de chaves Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda, usada por mais de 126 mil pessoas, garantiu a elas prioridade no recebimento.

A lista de prioridades inclui ainda contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério, idosos com mais de 60 anos, e pessoas com deficiência física ou mental. O restante dos contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam nas categorias prioritárias também poderão consultar a restituição no portal da Receita Federal ou no aplicativo.

O pagamento será realizado no dia 31 de outubro diretamente na conta ou chave Pix informada na declaração. Caso o depósito não seja feito, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até 1 ano.

google news