Salvador: Postos SAC expandem horário de atendimento para novo documento de identificação a partir desta segunda (30)

Unidades com alteração serão na Barra e Shopping da Bahia

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (30), os postos SAC Barra e Shopping da Bahia ampliam seu horário de atendimento exclusivamente para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). As unidades passarão a atender de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h, durante três meses, somente para emissão da CIN. O agendamento deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Atualmente, cada posto oferece 144 vagas diárias para agendamento durante a semana e 54 aos sábados. Com a ampliação, esses números aumentam para 225 e 126, respectivamente, resultando em um crescimento de 56% na capacidade de atendimento semanal e 133% aos sábados. Assim, a soma das duas unidades permitirá cerca de 3.816 agendamentos mensais. “O intuito é atender àqueles cidadãos que não estavam conseguindo encontrar disponibilidade no sistema”, destaca a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

A primeira via da CIN é gratuita e utilizará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Se a certidão original estiver plastificada, uma cópia também deve ser apresentada.

Vale mencionar que a CIN possibilita a inclusão de outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, é possível adicionar condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, além de informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos.

Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, a pedido do cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, valerá apenas o novo registro. A CIN terá uma versão digital disponível no gov.br três dias após a impressão, e contará com um QR Code para verificação de autenticidade e dados.

É importante destacar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento, uma vez que o padrão antigo, o RG, permanece válido até o dia 28 de fevereiro de 2032.

A validade da CIN varia conforme a faixa etária: de 0 a 12 anos incompletos, 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, 10 anos; e acima de 60 anos, validade indeterminada.

google news