O município de Santaluz recebeu, neste sábado (18), uma série de investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura e agricultura familiar durante agenda do governador Jerônimo Rodrigues.
Entre as entregas realizadas pelo Governo do Estado estão quatro kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS), um raio-X móvel com processadora para o Hospital Municipal Petronilho Evangelista dos Santos (HMPES), além de equipamentos e mobiliários hospitalares.
Novo hospital e reforço na saúde
Durante a visita, o governador também autorizou a celebração de convênio para a construção de um novo hospital municipal, com investimento superior a R$ 58 milhões.
Outro destaque foi a inauguração do Centro de Especialidades Médicas Pastor Arismário Barbosa, que passa a ampliar o acesso da população a serviços especializados, incluindo fisioterapia e reabilitação.
Segundo a secretária de Saúde, Roberta Santana, o investimento na unidade ultrapassa R$ 6 milhões, fortalecendo a rede de atendimento local.
Apoio à agricultura familiar
Santaluz também foi contemplada com ações voltadas ao desenvolvimento rural. Entre os equipamentos entregues estão:
- 🚜 Trator com implementos agrícolas para agricultores do assentamento Bela Vista
- 🥛 Tanques de resfriamento de leite e gradão para cooperativa local
- 🚛 Tanque pipa com capacidade para 4 mil litros
Ao todo, os investimentos na área somam cerca de R$ 384 mil, com foco no fortalecimento da produção rural.
Novas obras e infraestrutura
Além das entregas, foram autorizadas novas obras no município, incluindo:
- 🏫 Construção de uma creche no bairro Nova Esperança
- 🛣️ Pavimentação de vias em povoados como Sisalândia, Pereira, Antônio Conselheiro, Calumbi e Capoeira Grande
- 🐄 Construção de um Centro de Comercialização de Animais
- 🥚 Implantação de uma Unidade Classificadora de Ovos
As ações envolvem parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia.





