Secretário de Saúde de S. A. de Jesus contesta opositores e afirma: “a secretaria jamais esconderá casos da covid-19”

-
Secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus/BA, Dr. Leandro Lobo / Foto: Voz da Bahia

Na noite desta quinta-feira (07), o Secretario de Saúde Leandro Lobo, em entrevista a Andaiá FM, desmentiu boatos sobre casos não comprovados de Covid-19 em Santo Antônio de Jesus e foi contrário às declarações de médicos e políticos do município (ver: aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

Questionado sobre os boatos que circulam entre civis, médicos e até políticos, afirmando que devido aos poucos testes sendo feitos, há casos comprovados de Covid-19 na cidade, o secretário alegou que essas informações são falsas e que espalhá-las é um ato criminoso. “Qualquer caso novo será divulgado em coletiva de imprensa e através de notas oficiais justamente para combater a pandemia do fake news (notícias falsas), inverdades e jogos truculentos. Nunca vou me contaminar com esses argumentos que dizem que a secretaria esconde dados, isso é um ato criminoso”, argumentou.

Segundo Lobo, os casos sintomáticos são tratados com zelo e muito cuidado e não há episódio de agravamento, “não somará em nada as pessoas de fora da cidade trazerem comentários inadequados e os que estão aqui conversarem a respeito disso sem nenhum critério, a secretaria jamais esconderá casos. Não há de forma alguma macularmos qualquer caso ou confirmação, pois isso é crime”, explicou.

O entrevistado ainda declarou que o cenário ainda é positivo em Santo Antonio de Jesus e que se há algum caso suspeito se apresente será feito o teste e averiguado o quadro clinico desse paciente. “Até o momento temos o cenário muito positivo e controlado com extremo zelo em relação ao plano de enfrentamento do Covid-19. As pessoas que estão imaginando isso (os boatos), ofereçam as devidas informações e sugestões para secretaria de saúde e o secretário vai trabalhar. Podemos fazer uma videoconferência com todos que querem discutir sobre a doença e as estratégias da secretaria. Evitem dizer essas inverdades, isso causa insegurança na população. Aqueles que fazem essa critica não tem o que falar, o trabalho está sendo bem feito”, informou.

A respeito do plano do município para o combate o novo coronavírus, Lobo disse que a barreira sanitária nas entradas da cidade é uma medida que tem trazido resultados positivos, “o sentido dessas barreiras não é só orientar, mas também ordenar as pessoas sobre nossa situação, o que é importantíssimo para que a gente tenha informações relevantes sobre as pessoas que adentram nas principais entradas de Santo Antônio de Jesus”, comentou.

O HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus) atendeu um paciente morador de Valença e constatou infecção pelo Covid-19 pelo processo regulatório, segundo ele, nem sempre o hospital de origem está preparado para fazer um diagnóstico, além disso, os profissionais que tiveram contato com a paciente estão sendo monitorados. Foram registrados 39 pessoas que fizeram o teste para o Covid-19 no município, destas 36 foram negativo e 1 caso foi confirmado, Secretaria de Saúde aguarda resultados dos demais pacientes. “Quero dizer para Santo Antônio de Jesus que continuemos seguros e tranquilos, embora vigilantes, não só com esta declaração do secretário, mas com tudo que estamos fazendo”, concluiu.

Redação Voz da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui