Na manhã desta quarta-feira (18), usuários da rede social X (antigo Twitter) no Brasil relataram conseguir acessar suas contas, apesar da suspensão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após a plataforma descumprir ordens judiciais.
Fontes do STF informaram à Reuters que o bloqueio da rede permanece em vigor e que estão investigando a situação de instabilidade, que parece afetar apenas algumas redes. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por ordenar o cumprimento da suspensão, ainda não se manifestou sobre o assunto.
Alguns usuários afirmaram que conseguiam acessar a plataforma por meio de determinados celulares, além de receber notificações de contas não seguidas, incluindo conteúdos críticos ao ministro Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio da rede social.
O X foi suspenso no Brasil no final do mês passado após descumprir ordens de bloquear contas e remover páginas que disseminavam fake news. Na semana passada, Moraes determinou a transferência de R$ 18,35 milhões das empresas X e Starlink para os cofres da União, como pagamento de multas por repetidas infrações.