SUS passará a oferecer implante contraceptivo Implanon a partir do segundo semestre

Governo federal investirá R$ 245 milhões na distribuição gratuita do Implanon pelo SUS a partir do segundo semestre

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo Implanon a partir do segundo semestre deste ano. A iniciativa, anunciada pelo Ministério da Saúde, prevê a distribuição de 1,8 milhão de dispositivos, sendo 500 mil ainda em 2025. O investimento total será de aproximadamente R$ 245 milhões.

Atualmente, o Implanon custa entre R$ 2 mil e R$ 4 mil na rede privada. O dispositivo é um pequeno bastonete inserido sob a pele do braço da mulher e oferece proteção contraceptiva de longa duração, com eficácia de até três anos.

De acordo com o ministério, a medida visa ampliar o acesso a métodos contraceptivos, prevenir gestações não planejadas e contribuir para a redução da mortalidade materna, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A decisão foi apresentada na quarta-feira (2) durante reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). A portaria oficializando a medida será publicada nos próximos dias. Após a publicação, o governo terá até 180 dias para efetivar a oferta, incluindo a aquisição e distribuição do insumo, atualização de protocolos, e capacitação de profissionais da saúde.

google news
senac