Últimas Notícias sobre UBS
Após manifestação, servidores da saúde de Jaguaripe fecham acordo parcial sobre pagamentos de incentivos
Servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jaguaripe realizaram, na manhã desta sexta-feira (5), uma manifestação pacífica na Sede do município para cobrar o pagamento integral do Incentivo Financeiro por Desempenho, recurso federal destinado à valorização dos profissionais da atenção básica. A categoria afirma que, embora o Governo Federal transfira regularmente o valor ao Fundo Municipal de Saúde, a atual gestão não tem repassado o benefício de forma adequada.
Desde a última terça-feira (28), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país estão autorizadas a emitir a liberação necessária para a retirada de absorventes menstruais nas farmácias populares. A iniciativa integra o programa Dignidade Menstrual – Um Ciclo de Respeito, criado para ampliar o acesso a itens de higiene e combater a pobreza menstrual.
O governo federal anunciou nesta terça-feira (28) a expansão e simplificação do acesso a absorventes gratuitos para mulheres e adolescentes inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não têm condições de comprar o item.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A mudança, que já vinha sendo articulada nos bastidores do Palácio do Planalto, é considerada um movimento estratégico para reaproximar o governo dos movimentos sociais e fortalecer a base de esquerda com vistas às eleições de 2026.
Governo da Bahia e União anunciam R$ 365 milhões em investimentos para novas unidades de saúde no estado
O governo da Bahia e o governo federal firmaram, nesta segunda-feira (20), durante o encontro da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, uma nova etapa da parceria Bahia-Brasil, dentro do programa Novo PAC. O pacote prevê R$ 365,6 milhões em investimentos para a construção de 129 unidades de saúde em todas as regiões do estado.
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou a descentralização do serviço de emissão do Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS. A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços de saúde no município.
MPF acompanha medidas para devolução de recursos de obras de saúde canceladas em Santo Amaro
O Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador da República Fábio Conrado Loula, instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde visando a devolução aos cofres públicos de valores referentes a quatro obras de unidades de saúde canceladas no município de Santo Amaro, na Bahia.
O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, neste sábado (9), em Cansanção, a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) entregue na Bahia pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Município de Laje recebe novos equipamentos e investimento de R$ 1,8 milhão para fortalecer a saúde pública
A cidade de Laje, no interior da Bahia, foi contemplada com novos investimentos voltados à melhoria da saúde pública. O município receberá dois kits de Telessaúde e três combos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos que devem reforçar a Atenção Primária e ampliar o acesso da população a serviços de qualidade.
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará a reinauguração da Unidade de Saúde da Sapucaia.



