Últimas Notícias sobre UBS

Servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jaguaripe realizaram, na manhã desta sexta-feira (5), uma manifestação pacífica na Sede do município para cobrar o pagamento integral do Incentivo Financeiro por Desempenho, recurso federal destinado à valorização dos profissionais da atenção básica. A categoria afirma que, embora o Governo Federal transfira regularmente o valor ao Fundo Municipal de Saúde, a atual gestão não tem repassado o benefício de forma adequada.

Foto: Jerônimo Gonzalez/MS

Desde a última terça-feira (28), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país estão autorizadas a emitir a liberação necessária para a retirada de absorventes menstruais nas farmácias populares. A iniciativa integra o programa Dignidade Menstrual – Um Ciclo de Respeito, criado para ampliar o acesso a itens de higiene e combater a pobreza menstrual.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta terça-feira (28) a expansão e simplificação do acesso a absorventes gratuitos para mulheres e adolescentes inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não têm condições de comprar o item.

Crédito: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A mudança, que já vinha sendo articulada nos bastidores do Palácio do Planalto, é considerada um movimento estratégico para reaproximar o governo dos movimentos sociais e fortalecer a base de esquerda com vistas às eleições de 2026.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O governo da Bahia e o governo federal firmaram, nesta segunda-feira (20), durante o encontro da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, uma nova etapa da parceria Bahia-Brasil, dentro do programa Novo PAC. O pacote prevê R$ 365,6 milhões em investimentos para a construção de 129 unidades de saúde em todas as regiões do estado.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou a descentralização do serviço de emissão do Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS. A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços de saúde no município.

Foto: Assessoria/Prefeitura de Santo Amaro

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador da República Fábio Conrado Loula, instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde visando a devolução aos cofres públicos de valores referentes a quatro obras de unidades de saúde canceladas no município de Santo Amaro, na Bahia.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, neste sábado (9), em Cansanção, a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) entregue na Bahia pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Foto: Divulgação

A cidade de Laje, no interior da Bahia, foi contemplada com novos investimentos voltados à melhoria da saúde pública. O município receberá dois kits de Telessaúde e três combos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos que devem reforçar a Atenção Primária e ampliar o acesso da população a serviços de qualidade.

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará a reinauguração da Unidade de Saúde da Sapucaia.

Close
parceiro fixo