Vacina contra HPV pode beneficiar mulheres infectadas, sem restrição de idade

Estudos apontam que a vacina contra o HPV pode ser eficaz também em mulheres adultas, reduzindo o risco de reinfecção e recidivas

Foto: Fabio Rodriguez-Pozzebom / Agência Brasil

Mulheres infectadas pelo vírus HPV podem ser beneficiadas pela vacina, independentemente da idade, conforme afirmou Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, realizada em Recife. Atualmente, a vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos.

Pesquisas recentes indicam que, mesmo em mulheres adultas que já contraíram HPV, a imunização pode ser benéfica. Com mais de 200 subtipos do vírus registrados na literatura médica, quatro deles são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de colo de útero, ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe. Dessa forma, uma mulher infectada por um subtipo pode se proteger contra outros por meio da vacinação.

Mônica Levi destacou que a vacina também pode reduzir as chances de reaparecimento em pacientes que já trataram lesões provocadas pelo HPV. “Mulheres adultas continuam sob risco de novas infecções pelo vírus, e as vacinas são seguras e eficazes mesmo em idades mais avançadas”, explicou. Além disso, a vacina ajuda a prevenir reinfecções e protege contra recidivas pós-tratamento.

google news