As vendas do varejo brasileiro registraram crescimento de 2,8% em janeiro de 2025, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS).
O desempenho superou a alta de 1,9% registrada no mesmo período do ano passado. Na Bahia, o avanço foi de 0,8% no comparativo anual, conforme divulgado pelo portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). O levantamento considera transações feitas por cartões, vouchers e Pix dentro do grupo StoneCo.
Segundo Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da StoneCo, o resultado é positivo após dois meses de retração no setor, com quedas em novembro (0,2%) e dezembro (3,5%). “O desempenho é um bom sinal para o setor, ainda que o cenário macroeconômico sinalize cautela”, afirmou.
Apesar da alta no varejo físico, o comércio digital registrou queda de 1,6% em relação a janeiro de 2024. Entre os fatores que influenciam o cenário, Calvelli destacou o desemprego em 6,2% em dezembro e a inflação de alimentos, que acumulou 8,2% em 12 meses, pressionando as famílias endividadas.
Os setores que apresentaram maior crescimento em janeiro foram:
Tecidos, Vestuário e Calçados (+4,8%)
Artigos Farmacêuticos (+2,2%)
Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (+2%)
Móveis e Eletrodomésticos (+1,7%)
Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (+1,5%)
Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (+1,4%)
Combustíveis, Lubrificantes e Material de Construção (+1,1%)
No comparativo anual, os destaques foram:
Combustíveis e Lubrificantes (+9,3%)
Artigos Farmacêuticos (+3,9%)
Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (+2,3%)
Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (+1,5%)
Tecidos, Vestuário e Calçados (+0,9%)
Material de Construção (+0,8%)
Por outro lado, alguns setores registraram queda, como Móveis e Eletrodomésticos (-6,2%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-0,1%).