WhatsApp adota Pix para compras no app

Recurso valerá apenas para o Brasil, mas ainda não há data para o lançamento

Uma novidade foi anunciada pelo WhatsApp. A ferramenta passará a adotar o Pix como meio de pagamentos instantâneos em transações entre clientes e empresas no app de mensagens, recurso que vale apenas para o Brasil. Não há data para o lançamento do novo recurso.

O uso do Pix foi comunicado nesta quinta-feira (6), em evento global da Meta (dona do mensageiro, do Facebook e do Instagram) que acontece pela primeira vez em São Paulo. A participação do presidente executivo, Mark Zuckerberg, foi online.

Como vai funcionar – A adoção do Pix no WhatsApp acontece na versão para negócios do app, batizado de WhatsApp Business (gratuito nas lojas digitais do Android e da iPhone). Nele, comerciantes conseguem oferecer respostas automatizadas para clientes, como catálogos de produtos e mensagens prontas sobre horários de funcionamento do estabelecimento, por exemplo.

A plataforma também permite que os clientes façam compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos (previamente cadastrados no app) e, agora, o Pix. O recurso vai funcionar no formato “copia e cola”, já conhecido pelos brasileiros que usam o modelo instantâneo.

Ao concluir o pedido, a plataforma do WhatsApp vai enviar um código único para que o cliente leve o código até o aplicativo de banco ou instituição financeira, que vai processar o pagamento instantaneamente. Não haverá nenhum custo adicional para a operação.

A funcionalidade vale apenas para pagamentos de pessoas para empresas. O recurso de pagamentos entre pessoas, chamado Pagamentos no WhatsApp, exige o uso de cartões previamente cadastrados.

“O Brasil é o único país do mundo com desenvolvimento (de um recurso) tão específico”, explica em entrevista à reportagem o executivo Guilherme Horn, chefe do WhatsApp para o Brasil, Índia e Indonésia, os três principais mercados do aplicativo de mensagens no mundo. “Hoje, qualquer sistema de pagamentos (no País) tem que incluir o Pix”, concluiu.

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