5G já está disponível em todo o Brasil, mas apenas 18% dos municípios têm antenas compatíveis

Nova geração de internet móvel avança lentamente; prazo final para implementação é 2029

5G — Foto: Joédson Alves/EPA-EFE/REX/Shutterstock via BBC

Embora a faixa principal de frequência do 5G já esteja liberada para operadoras em todo o Brasil, apenas 18% dos municípios contam com antenas preparadas para suportar essa tecnologia, segundo dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Na última segunda-feira (2), a Anatel informou que todas as cidades brasileiras estão aptas a receber o 5G standalone, também conhecido como “5G puro”, que oferece os maiores benefícios da nova geração. Apesar disso, dos 5.570 municípios do país, apenas 1.022 possuem antenas compatíveis com o 5G, seja na modalidade standalone ou não.

Esse cenário, entretanto, não representa um atraso no cronograma. Desde a liberação inicial do sinal, em julho de 2022, as operadoras têm até o final de 2029 para concluir a implementação. Atualmente, há 33.345 estações rádio-base (ERBs) licenciadas, administradas por seis empresas vencedoras do leilão de frequências para a quinta geração de internet móvel.

A ampliação gradual reflete o compromisso das operadoras em atender à demanda tecnológica e geográfica do país, levando em consideração a complexidade da cobertura em áreas mais remotas.

google news