O caso suspeito de infecção por gripe aviária (H5N1) em um trabalhador de uma granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, foi oficialmente descartado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (20) pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do estado.
O funcionário havia tido contato direto com aves infectadas e, após apresentar sintomas gripais, foi mantido em isolamento como medida de precaução. O exame laboratorial foi conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e apresentou resultado negativo para o vírus H5N1.
O foco da doença em aves na propriedade já estava sendo monitorado pelas autoridades sanitárias. Com o resultado, está descartada, até o momento, a contaminação de humanos no local.
xgripe aviária, H5N1, Ministério da Saúde, Montenegro, Rio Grande do Sul, Fiocruz, caso descartado, vigilância sanitária, saúde pública, aves infectadas,





