A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) iniciou a análise sobre a inclusão da forma injetável da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no Sistema Único de Saúde. Atualmente, a prevenção ao HIV é oferecida na rede pública apenas na versão em comprimidos, de uso diário.
A versão injetável da PrEP, que é aplicada a cada dois meses, é considerada uma alternativa capaz de aumentar a adesão ao tratamento, especialmente entre pessoas com maior vulnerabilidade ao vírus. O medicamento tem sido apontado como altamente eficaz na redução do risco de infecção.
O Ministério da Saúde já acompanha os resultados da pesquisa ImPrEP CAB, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que estuda os impactos e benefícios da nova formulação no contexto brasileiro.
- Ministério da Saúde abre inscrições para nova chamada do Projeto Mais Médicos Especialistas em SAJ e outras cidades da BA
- INSS libera R$ 2,9 bilhões em atrasados; veja como consultar valores na Bahia
- PF faz operação contra venda ilegal de medicamentos e bloqueia R$ 35 milhões em Salvador e outros municípios



