Celso Sabino comunica saída do Ministério do Turismo após ultimato do União Brasil

Partido determinou que filiados deixem cargos no governo federal em até 24 horas, sob risco de expulsão

Foto: Ricardo Stuckert/ Divulgação

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), informou nesta sexta-feira (19) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deixará o cargo no governo federal. O anúncio ocorreu durante reunião no Palácio da Alvorada, um dia após o União Brasil aprovar resolução exigindo que seus filiados abandonem postos no Executivo em até 24 horas.

O texto aprovado pela legenda prevê punições disciplinares, incluindo expulsão, para quem descumprir a determinação. A medida foi tomada em meio à crise envolvendo o presidente nacional do partido, Antonio de Rueda, citado em reportagens que o associaram ao PCC — vínculo que ele nega. O União acusou o governo de usar a máquina pública para desgastar a imagem de seu dirigente.

Sabino, deputado federal pelo Pará licenciado, ocupava o Ministério do Turismo desde 2023. Sua permanência era vista como estratégica, já que o ministro buscava apoio para permanecer no cargo até a COP30, prevista para novembro de 2025 em Belém, sua principal base eleitoral.

Além do Turismo, o União Brasil ocupa as pastas do Desenvolvimento Regional e das Comunicações. No entanto, os ministros Waldez Góes e Frederico Siqueira não são filiados à sigla, tendo sido indicados por Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, e devem seguir no governo.

google news
senac