Pré-candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil) lidera em número de seguidores nas principais redes sociais digitais (Facebook, Instagram e Twitter), mas tem perdido em engajamento para o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), segundo levantamento feito pelo LabCaos, hub especializado em ciência de dados.
A análise mostra ainda que o possível candidato ao governo da base petista, Otto Alencar (PSD), perde tanto em termos de engajamento quanto de seguidores para ACM Neto e Roma.
“Quando comparado a ACM Neto e João Roma, o senador perde na métrica engajamento, tanto em termos proporcionais como no volume de interações. Enquanto o ex-prefeito e o ministro contam com uma boa base de apoiadores nas redes, contar com uma rede de apoiadores será um dos grandes desafios para Otto na ambiência digital”, diz Yuri Almeida, mestre em Comunicação e fundador do hub.
No Instagram e Facebook, Roma tem engajamento superior a 2%, enquanto Otto e ACM Neto ficam abaixo de 1%. Já no Twitter, o ministro da Cidadania tem engajamento acima de 10%. Os outros nem pontuam. Em termos de número de seguidores, o ex-prefeito tem uma liderança folga. No Instagram, chega a bater mais de 900 mil fãs. Roma também é pré-candidato ao governo da Bahia, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL)