O discurso do governador Rui Costa (PT) durante retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (3) não foi protagonista da tarde. Enquanto ele falava, o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que faz uma oposição independente à base de Rui, protestava com uma placa onde poderia se ler “Destruição da Previdência Tamanho G”.
O psolista fazia um protesto isolado. Os outros 14 deputados estaduais que integram a bancada da oposição na AL-BA não assistiram ao discurso, apesar do painel do plenário registrar a presença de 51 deputados ao todo.
No discurso de lançamento dos trabalhos, o governador Rui Costa (PT) falou em “reencontrar democracia”, após a confusão que envolveu até invasão de plenário durante a tramitação da reforma da Previdência, e exaltou realizações da própria administração.
“Em especial, quero me solidarizar com esta Casa, pelos lamentáveis acontecimentos ocorridos na sessão que aprovou as alterações necessárias às normas da nossa previdência estadual. […] O Brasil precisa se reencontrar com a democracia. É necessário concentrar esforços, inteligência e recursos para superar o flagelo da desigualdade social por meio de um projeto concreto de desenvolvimento que inclua todos os brasileiros e brasileiras”, diz um trecho do discurso.
Por: Juliana Nobre e Pedro Vilas Boas – BNews