Anvisa aprova primeira insulina semanal do mundo

Novo medicamento reduzirá aplicações de insulina de sete para uma por semana

Paciente fazendo aplicação de insulina — Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (7), a primeira insulina semanal do mundo. O medicamento, chamado Awiqli, poderá ser utilizado por pacientes com diabetes tipo 1 e 2 em todo o Brasil.

Com a novidade, o número de aplicações semanais será reduzido de sete para apenas uma. Isso significa que, ao longo de um ano, o paciente precisará aplicar a insulina apenas 52 vezes, em vez das tradicionais 365.

A aprovação foi concedida após resultados positivos de ensaios clínicos que comprovaram a eficácia da insulina no controle da glicose. Desenvolvido pela Novo Nordisk, o medicamento demonstrou desempenho comparável ao de insulinas basais de uso diário, como a Tresiba.

Com a liberação da Anvisa, o próximo passo será o processo de precificação, conduzido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Ainda não há informações sobre o valor do produto nem sobre sua data de chegada às farmácias brasileiras.

google news