Caixa Econômica Federal marca 164 de fundação

Em discurso, presidente ressalta papel da instituição nas políticas públicas do Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (13), por videoconferência, da cerimônia em comemoração aos 164 anos da Caixa Econômica Federal. O evento aconteceu em São Paulo e marcou o aniversário da instituição, fundada em 12 de janeiro de 1861 por Dom Pedro II, por meio do Decreto nº 2.723. Desde sua criação, a Caixa tem sido um dos principais instrumentos de operação das políticas públicas do Governo Federal.

Lula ressaltou a importância da parceria com a Caixa no desenvolvimento do país e afirmou que o Brasil cresce acima das expectativas econômicas. “A geração de empregos bate recordes. A renda das famílias continua crescendo. Temos as menores taxas de pobreza e extrema pobreza da história”, destacou.

Entre as ações conduzidas pela Caixa, o presidente mencionou programas como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Pé-de-Meia e Fies. “São 23 milhões de famílias livres da fome com o Bolsa Família. Famílias que conquistam a casa própria e se libertam do aluguel. Jovens que conseguem continuar seus estudos com o Pé-de-Meia e o Fies. Agricultores e pequenos empreendedores que podem contar com o microcrédito da Caixa para financiar sua produção e manter seus negócios”, declarou.

Lula também comemorou a retomada de quase 1.700 obras paralisadas, além de investimentos em esporte, cultura e na gestão operacional de cerca de 4 mil projetos do Novo PAC. Ele destacou a construção de creches, escolas de tempo integral, hospitais, maternidades e outros equipamentos de infraestrutura como ações que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

O presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira, reforçou o compromisso da instituição em transformar vidas. “A Caixa está aqui para, todo dia, fazer um Brasil melhor. A gente apoia tudo o que é possível sonhar: cultura, esporte, crédito para realizar ou uma casa para chamar de sua. A Caixa acredita que o brasileiro merece ser feliz”, concluiu.

google news