Família de Mãe Bernadete entra com ação na Justiça pedindo indenização de R$ 11,8 milhões

Processo também solicita inclusão de neto da líder quilombola em programa de proteção federal

A família de Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, líder quilombola assassinada a tiros em agosto de 2023, ingressou com uma ação judicial pedindo uma indenização de R$ 11,8 milhões por danos morais. O valor é destinado aos três netos que presenciaram o crime e à filha da líder, mãe das crianças.

O processo, que tramita na Justiça Federal, aponta falhas da União e do governo da Bahia na proteção da ialorixá, resultando em sua morte. Além disso, a ação cita dois institutos envolvidos na segurança de Mãe Bernadete: o Instituto Para o Desenvolvimento da Educação, Intercâmbio, Arte e Sustentabilidade e o Instituto de Proteção, Promoção dos Direitos Humanos e Acesso à Justiça Proteger.

A defesa da família também solicitou que Wellington Gabriel de Jesus dos Santos, neto de Mãe Bernadete, seja incluído no Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos (PPDDH).

Mãe Bernadete, líder do Quilombo Pitanga dos Palmares e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho, foi assassinada na noite de 17 de agosto de 2023. Criminosos invadiram o terreiro da comunidade, fizeram familiares reféns e executaram a líder com vários tiros.

A morte de Mãe Bernadete ocorreu quase seis anos após o assassinato de seu filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, em 2017.

As forças de segurança da Bahia prenderam três suspeitos do crime. Um deles, apontado como executor, foi detido em Araçás, no centro-norte da Bahia. Os outros dois foram presos em Simões Filho, sendo que um guardava as armas usadas no crime e outro estava com o celular da vítima.

google news